28 de agosto de 2013

A curiosa história do belíssimo personagem Miles

Gênero: "Descubra por si mesmo"

Esta história é aquele tipo de história que se você lê uma descrição a respeito dela antes de ler o texto propriamente dito, você acaba desejando que não tivesse lido nada. Acredite, estou lhe fazendo um favor. 
Convido você a participar desta história.



A curiosa história do belíssimo personagem Miles


Era mais uma tarde na vida de Albert.
Sua esposa havia saído com as crianças, e ele estava relaxando em um domingo de sol, enquanto pensava em como a vida era boa. Não tinha grandes preocupações, tinha um emprego estável e um salário bom. Seus filhos frequentavam a escola primária e tiravam boas notas. Albert olhava pela janela enquanto pensava “Que voz é essa e por que diabos ela está falando da minha vida?!”.
...
Albert estava se sentindo subitamente incomodado, por algum motivo desconhecido. Como era de seu costume, ele decidiu pegar uma cerveja na geladeira e pensar menos nas coisas que poderiam lhe incomodar: este era o segredo para uma boa vida.
Ao sentar-se em sua poltrona preferida, lhe ocorreu novamente aquele pensamento estranho: “Essa voz está dizendo tudo que acontece comigo, antes mesmo de acontecer! Mas que diabos é isso?!”.
Albert terminou sua primeira cerveja e olhou para o relógio.
“Eu não quero olhar para o relógio”
Ele notou que ainda eram duas da tarde, sua mulher e seus filhos ainda iriam demorar um bom tempo. Ele começava a sentir falta deles.
“Mas não exatamente” ele pensou. Mas lá no fundo ele sabia que sentia falta daquele tempo em que seus filhos mal falavam, e viviam a sorrir para o pai... “E das fraldas sujas e noites mal dormidas, com certeza. Não, eu não sinto falta.”
Mas ele sentia.
“Não, já disse que não! Eu estou ficando doido ou estou ouvindo vozes...”
Albert imaginava coisas. Seus pensamentos o estavam perturbando e ele nem sabia mesmo o porquê.
- Tem alguém aí?! – Ele perguntou com um certo tom de desespero na voz.
Albert se sentia meio maluco por estar falando sozinho, mas decidiu que era melhor parar de pensar nessas vozes em sua cabeça, e apenas seguir seus pensamentos.
- Quem diabos você pensa que é pra me dizer o que fazer?? – Albert gritou repentinamente. Você ta fazendo o que aqui dentro da minha cabeça, seu filho do capiroto?!
Albert percebeu que algo estava diferente, mas pensava que talvez fosse melhor ignorar estes pensamentos malucos. Lembrava-se da história daquele primo que teve que ser internado...
- Eu não tenho primos, meus pais não tinham irmãos. Quem é você?! – Albert voltou a indagar. Eu não vou fazer o que você manda mais, espero que tenha percebido!
Albert percebeu que algo não estava certo.
- Claro que eu percebi! Não é sempre que uma voz começa a falar na sua cabeça, não é mesmo?
Ele começava a dar sentido em toda aquela situação, por mais estranha que fosse.
- Você ainda não me respondeu, quem diabos é você? – Perguntou com o tom de voz mais ameno, embora ainda estivesse nervoso com aquela situação incomum.
Ele imaginava vozes em sua cabeça, e se indagava a quem elas pertenciam. Em casos comuns, na vida real, as pessoas imaginariam que a voz pertence à elas mesmas.
- Mas essa voz não é minha! Nem mesmo soa como eu, ora essa!! – Ele se esforçava para tentar encontrar sentido naquela voz misteriosa.
- Realmente não faz sentido isso tudo! Na vida real as pessoas pensariam diferente? Isso não faz sentido, isso aqui É a vida real!
E então Albert subitamente percebeu, que apesar de seus esforços em vão, a grande verdade era que a voz não lhe pertencia, mas ele que pertencia a voz. E isto explicava porque a voz o comandava e sabia o que iria acontecer, antes mesmo de acontecer.
- Caramba... eu pertenço a você e isso aqui não é a vida real? Isso não faz sentido... mas por ter ouvido isso vindo de você, se torna totalmente cabível – nosso amigo estava incrédulo. Mas agora começava a se acalmar e entender o sentido disto tudo. Ele percebeu que se não era uma história de verdade, só poderia ser...
- Uma história! É isso? – indagou nosso amigo.
Ele se tornava mais perceptível de seu universo a cada momento, com cada pista que a voz em sua mente lhe dava.
- Pistas... Você disse “nosso amigo” de novo. Tem mais alguém aqui??
A voz parecia estar se divertindo com tudo isso. Era quase como se Albert pudesse vê-la sorrindo diante dele.
- Você está criando a minha história então... Eu sou um personagem criado pela mente doentia de alguém completamente sem imaginação! Socorro! – ele se levantou e começou a correr em círculos, desesperadamente.
Albert se tornava cada vez mais esperto, e ao mesmo tempo mal agradecido. Ele desenvolveu uma péssima maneira de demonstrar gratidão à seu criador.
- Criador sem imaginação! Não merece minha gratidão! Qual meu sobrenome? Com o que eu trabalho? – suas indagações só aumentavam.
O que ele não percebia era que em uma história, nem todos os detalhes precisam ser contados.
- Porque não foram pensados, isso sim! Eu sou um personagem de merda, em uma história de merda! Deus me ajude.
Mas não havia Deus naquela história. Apenas o deus de Albert, o seu criador. E o seu criador o criou completamente, embora tanto Albert quanto o terceiro integrante desta história não soubessem disso.
- Então tem mais alguém aqui! Cadê ele?! – ele perguntou já sem esperanças que a pergunta fosse mesmo ser respondida.
Albert trabalhava com a venda de seguros na mesma empresa por mais de 10 anos, e sua família, os Kelloggs, era composta por Jamie e John, seus filhos, e sua adorável esposa Susan, que haviam saído de casa, deixando Albert sozinho em mais um domingo.
- Seguros?! Kelloggs?? Da onde você tirou esse nome, de uma caixa de cereal? Tenha dó... – sua indignação era tanta, mas não havia nada que pudesse ser feito. Ele era limitado à seu criador, e à história que havia sido criada para ele.
- Por que? – perguntou repentinamente, deixando a voz surpresa.

- Porque você não muda essa história sem graça aí? – Albert Kelloggs se mostrava ser um personagem astuto e inovador.
E era realmente uma boa questão. Por que não? Mas embora a dúvida surgisse, Albert ainda tinha seu emprego e sua família, e eles já estavam para chegar em casa...
- Assim como o relógio ainda marca duas da tarde.
O senhor Kelloggs acabara de perceber que seu relógio de parede estava quebrado.
- Consegue dar uma desculpa assim tão rápido mas não consegue criar uma história melhor? E que história é essa de senhor? Eu nunca pedi pra ser velho!
Na realidade Albert nunca tinha pedido nada. Nunca havia pedido nem ao mesmo para existir. Ele só... existia. E era controlado por essa voz, que lhe dizia o que fazer e como agir... Este criador que ao inventar nosso amigo, não considerava que Albert poderia se tornar um personagem tão independente.
- Me deixe criar minha história! Como em um sonho em que você percebe que está dormindo, mas não acorda! – Albert sentiu-se genial. Aquilo era simplesmente fantástico. Só havia um problema...
Albert acertara em pensar que não tiver o melhor dos criadores. Este era preguiçoso e nem um pouco criativo, como se pôde perceber na história rotineira e na ausência de elementos básicos como a descrição do cenário.
- Não precisa se culpar, eu te ajudo. Basta me ouvir e escrever minha história, ok? – Albert parecia esperançoso, mas ainda não havia percebido que havia um motivo para sua história ser tão sem detalhes, e que não era apenas devido à falta de criatividade de seu criador.
Albert Kelloggs estava num conto.
- Mas... eu não quero acordar ainda, acabei de perceber que isso é uma história e eu posso sonhar o que quiser dentro dela que se tornará realidade! Me dê mulheres, dinheiro, bebidas! – disse Albert entrando em desespero, se lembrando de ter visto mais algumas cervejas em sua geladeira.
Mas seu pedido era impossível. Uma das características de um conto é que ele deve ser curto, e as linhas desta história já estavam por terminar. E a cada fala de Albert, essas linhas ocupavam mais e mais espaço, impossibilitando ainda mais a criação de mais elementos para a história.
Todo sonho em que se desperta a consciência, termina abruptamente.
- Então pare de divagar e me ajude! É minha única chance! Essa vai ser minha única história, não vai?
Ele percebe que sim.
- E eu nem gosto do meu próprio nome! Eu não sou um personagem carismático, ninguém vai se identificar comigo! Por isso não haverá mais histórias comigo! – Ele se lamenta.
- Quem é o terceiro integrante desta história?
E assim que perguntou, Albert quase que pode ver, além da voz em sua cabeça, um enorme par de olhos que brilhavam o observando de cima. E assim terminou a história de Albert.
- Não! Espera! – disse ele, deixando seu criador confuso.
A voz em sua cabeça agora soava aborrecida, por havia acabado de desperdiçar um ótimo final para a história de Albert.
- Eu não quero ser Albert. Albert é um nome ruim! Muda pelo menos meu nome.
Albert não queria mais se chamar Albert. Isso era absurdo.
- Deixa eu pensar... tem um nome do qual eu sempre gostei.
Mas esta história já havia passado os limites de absurda. Num momento desses, Albert até que merecia morrer com um pouco de dignidade. Então Albert decidiu seu novo nome:
- Miles! E sem o nome de cereal no final, ok? Só Miles já está bom pra mim.
Então Albert finalmente... Miles finalmente conseguiu o que queria, e estava pronto para partir de uma vez por todas.
- Espera! – gritou mais uma vez.
Novamente, Miles havia estragado um bom final para um conto.
- Qual o nome da minha história? Eu preciso saber! – perguntou, curioso.
Os títulos deveriam sempre ser criados após a história estar finalizada. Mas nem sempre é isso o que acontece. Então Miles soube que o título de sua história deveria ser A vida cotidiana de Albert Kellogs.
- Que horrível.
 E neste momento seu criador foi obrigado a concordar com a criação. Ele percebeu que sem a personalidade de Miles, esta história teria sido um completo fracasso. Mas o terceiro integrante parece estar gostando do que viu até agora.
- A curiosa história do personagem Miles. Que tal? – sugeriu Miles.
E foi uma excelente sugestão. O próprio criador não poderia ter inventado algo melhor. Mas Miles acabou se tornando um personagem carismático, que merecia algo mais antes de seu fim. Miles deveria escolher um adjetivo que lhe agradasse, com a condição de que não poderia se demorar, pois em apenas algumas linhas o limite seria alcançado e tudo estaria terminado.

- Caramba, que repentino! Me dá mais umas linhas!!! – mas aquilo já não era mais possível. A história já estava sendo escrita sem troca de parágrafo. – Eu não sei! Talvez... O bonito Miles! – e ao dizer isso ele já percebeu q ñ havia nd poético naquilo. E ao msm tempo ele viu q seu limit stava no fim, e dvria confiar na criativdd d seu criador, pq ele qm inventou até msm as criacoes do MilesFim. Escrito por Paulo Matos

Nenhum comentário:

Postar um comentário